Total de visualizações de página

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Natal chegando....

Olá...
Como o Natal está chegando que tal um empurrãozinho para começar a pensar no que preparar nessa data tão especial em?
Vamos lá!!
Pro que depender de mim, vocês irão ver ainda muita receita bacana daqui até á!

Panetone Lombardo

Ingredientes:

750g de farinha de trigo [mais o que você usará na mesa de trabalho, e é bom ter um pouquinho extra, nunca se sabe];
25g de fermento biológico fresco [usei 1 pacotinho do seco];
220g de manteiga;
4 ovos inteiros;
2 gemas extras;
200g de açúcar;
Raspas de 1 laranja;
Raspas de 1 limão;
3 gotas de extrato de baunilha;
80g de frutas cristalizadas [usei 100g];
100g de passas escuras [ usei 120g];
2 pitadas de sal;
350ml de água.

Cuidados especiais:
Durante todo o preparo sua cozinha deve estar com uma temperatura ambiente superior aos 20 graus [o que não é difícil no nosso natal tropical] e sem correntes de ar.
Os líquidos utilizados [água, manteiga derretida, calda de açúcar] são mornos, que é apenas “quebrar o gelo” – a temperatura deles deve sempre ser inferior a 20 graus.


Primeiro crescimento: [é legal realizar essa etapa de noitinha, pra crescer durante a noite].
Misture 150ml de água morna [não superior a 20 graus] e o fermento, em uma tigela média. Adicione 100g de farinha, e mexa com a ponta dos dedos, até ficar um massa líquida e lisa.
Banhe um tecido limpo de algodão em água quente, torça bem, envolva a tigela com esse pano e deixe crescer por 12 horas, em local quente e abafado – dentro do forno desligado é uma ótima!

Segundo crescimento: Depois de 12 horas, ou no dia seguinte, adicionar de 120g a 150g de farinha à massa fermentada – a quantidade de farinha deve ser suficiente para se conseguir retirar a massa da tigela e amassá-la na bancada, por alguns minutos.
Depois disso, volte a massa para uma tigela enfarinhada, cubra com um tecido banhado novamente em água quente e torcido, e deixe crescer novamente em local quente e abafado por mais 5 ou 6 horas. O ideal é que o volume duplique ou triplique – quanto mais crescer, mais macio ficará o panettone.
Para o terceiro crescimento é muito recomendável que você veja o vídeo :

Veja aqui!!!

Terceiro crescimento: 1 hora antes do fim do segundo crescimento, é preciso começar a preparar os ingredientes para a próxima:
Em uma panela, dissolva o açúcar em 200ml de água e leve ao fogo, em banho-maria, por 45 minutos, até conseguir um xarope claro e levemente grosso, que tenha reduzido bastante seu volume inicial.
Quando a calda amornar, vá adicionando os ovos, um a um, e as gemas, batendo com um fouet. Adicione as raspas e a baunilha e misture. Reserve.
Derreta a manteiga em banho-maria, também, deixe amornar e reserve.
Mergulhe as passas em água quente e deixe por 20 minutos. Escorra a água, junte as frutas cristalizadas e polvilhe com farinha, mexendo até as frutas ficarem bem enfarinhadas. Reserve.
Unte levemente 2 fôrmas de papel para panettone com capacidade para 500g cada. Reserve.

Misture 400g de farinha com o sal, e despeje na mesa de trabalho, formando um círculo grandão com um buraco grandão no meio [ver vídeo].
Jogue a massa que resultou da segunda fermentação no meio desse círculo, e vá derramando a manteiga derretida morna [menos de 20 graus] e misturando com as mãos, para incorporar – é um processo lento, tenha paciência.
Depois de incorporar a manteiga é a vez da calda de açúcar batida com os ovos. Vá derramando aos poucos e incorporando, sempre dentro dos limites do círculo de farinha – você pode incorporar bocados dessa farinha aos poucos, também, conforme necessário.
Depois de incorporada a calda, você pode ir incorporando a farinha das beiradas aos poucos. A massa deverá ficar mole e grudenta [mole mesmo, esticando – veja no vídeo], porém compacta, não líquida, então pode ser necessário adicionar mais farinha – cerca de mais 100g, mas varia. Sove a massa por alguns minutos – uma espátula é fundamental para trabalhar a massa, desgrudando da mesa de trabalho. NÃO fique adicionando farinha, ou enfarinhando a mesa – a massa deve permanecer mole – quanto mais mole e elástica melhor a textura do pão. Se necessário, unte as mãos e a bancada com pouco óleo.
Adicione as frutas, trabalhando a massa mais um pouco – é rápido, não é uma sova como as de massa pesada.
Com a ajuda da espátula divida a massa e coloque nas fôrmas preparadas – devem ocupar entre 1/3 e ½ da fôrma de papel. Coloque as fôrmas na assadeira [deixe as prontas, do jeito que irão pro forno] e deixe crescer em local abafado e quente. O último crescimento dura de 3 e ½ horas até 6 horas. Aqui demorou 4 horas e meia para alcançar o ponto de assar – a massa aproximadamente um dedo acima da borda da fôrma.
Leve os panettones com cuidado [a massa é mole e delicada] ao forno preaquecido a 180 graus, na grade do meio [veja bem no seu forno, pois o panettone ainda vai crescer lá dentro, então calcule a altura antes]. Depois de 20 a 25 minutos diminua o fogo para 160 graus. Asse por mais 20 minutos. Depois disso, verifique o ponto com um palito de madeira comprido, enfiando-o no panettone – ele deverá sair completamente limpo.
A Loretta aconselha a deixar os panettones esfriarem dentro do forno mesmo, com a porta entreaberta.


Dicas importantes:

É muito mais garantido fazer panettones em fôrmas pequenas, como as de 500g, do que em grandes, como as de 1kg. Os fornos domésticos não assam bem um panettone grande, que ficaria queimado por fora e cru por dentro;
A Loretta indica que os panettones somente sejam cortados no dia seguinte, e conservados em sacos plásticos fechados – ressecam facilmente!
Outra coisa: as raspas e a baunilha eu coloquei por minha conta, mas é fundamental para o aroma e sabor característicos do pão, então não se esqueça delas!
É possível congelar o panettone já pronto, em fatias – descongeladas em temperatura ambiente e levadas ao forno baixo por uns minutinhos.
A última coisa – a quantidade de açúcar da receita é menor que a dos panettones a que estamos acostumados, mas não vi problema nisso.

Chocotone preguiçoso


A verdade é que essa receita não é de Chocotone, apesar de ficar com cara de Chocotone.
A receita é de rosca com gotas de chocolate, assada na fôrma de buraco no meio, porém a massa cresceu tão bem que até escondeu o buraco da fôrma, então ficou com cara de Chocotone.

Ingredientes:
2 tabletes [30g] de fermento biológico fresco [ou um saquinho do fermento biológico seco];
6 colheres de sopa de água morna;
1 e 1/4 xícaras [300ml] de leite;
3/4 de xícara [150g] de manteiga;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1/2 xícara de açúcar [usei daquele orgânico, amarelinho];
1 colher de chá de sal;
2 ovos em temperatura ambiente;
4 xícaras [480g] de farinha de trigo;
1 xícara de gotas de chocolate de boa qualidade.

Cobertura:
8 colheres de sopa de chocolate em pó;
8 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro;
2 colheres de sopa de manteiga;
4 colheres de sopa de leite.

Preparo:
Dissolva o fermento na água morna. Aqueça o leite, junte a manteiga, o açúcar, a baunilha e o sal. Deixe esfriar e junte o fermento dissolvido [use uma tigela grande].
Adicione os ovos, um a um, batendo com uma colher de pau. Acrescente a farinha, uma xícara por vez, batendo bem. Adicione as gotas de chocolate enfarinhadas levemente. Cubra e deixe crescer por 1 hora em local protegido e vento [o forno desligado ou microondas são boas opções pra isso].
Unte uma fôrma de buraco no meio de 25cm de diâmetro com manteiga. Coloque a massa, cubra e deixe crescer por mais uma hora.
Asse em forno preaquecido a 180 graus, por 50 minutos [batendo com os dedos sobre a rosca, você deve ouvir um som de oco]. Desenforme ainda quente e deixe esfriar completamente sobre uma gradinha [tem que ser gradinha mesmo, senão o fundo da rosca fica úmido - use a gradinha do fogão se você não tiver uma apropriada].

Cobertura: 
Leve todos os ingrediente ao fogo médio mexendo até ferver. Deixe ferver sem mexer por 4 minutos, derrame sobre o bolo ainda quente e deixe secar.

Obs: a rosca só deve ser cortada e/ou embalada depois de completamente fria [isso quer dizer umas duas horas, pelo menos].


Biscoitinhos

Homenzinho de Biscoito 


 Ingredientes básicos:
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1/4 xícara de açucar
1/2 xícara de manteiga gelada, picada em pedacinhos
1 gema
2 colheres de água gelada

Ingredientes para o biscoito sabor especiarias:
1 colher de sopa de cacau em pó
1/2 colher de chá de canela em pó
1/2 colher de café de cravo em pó
1/2 colher de café de noz moscada ralada
1/2 colher de café de essência de mel

Ingredientes para o biscoito sabor chocolate:
2 colheres de sopa de cacau em pó

Ingredientes para o biscoito sabor limão:
Raspas de 1 limão siciliano

Preparo:
Junte a farinha, o açucar, a manteiga e os ingredientes do sabor de biscoito a ser preparado [se for o de especiarias, a essência não vai agora] e misture com a ponta dos dedos, até formar aquela farofa. Adicione a gema, a água gelada [e a essência, se for o biscoito de especiarias]. Amasse ligeiramente, faça uma bola, cubra com filme plástico e geladeira por 15 min. Preaqueça o forno a 180 graus. Abra a massa com o rolo, até a espessura de aproximadamente 0,5cm. Corte os biscoitos, arrume-os em assadeira untada e polvilhada com farinha e leve para assar por uns 10 minutinhos. Retire quando a parte de baixo estiver levemente douradinha [ele termina o processo de cozimento fora do forno, então se você retirar com os biscoitos muito dourados, vão queimar].
Espere esfriar, e decore com a cobertura. Espere até ela cristalizar para poder embrulhar.

Cobertura:
3/4 xícara de açucar de confeiteiro
1 colher de sopa de água
1/2 colher de sopa de suco de limão
corante líquido em várias cores [eu usava verde hortelã, vermelho morango e amarelo gema]

Preparo:
Bata o açucar, o suco de limão e a água, até obter uma massa lisa. Não se preocupe se não for muito líquida, pois o corante vai alterar isso. Divida em partes, adicione os corantes, misture muito bem. Decore usando saquinhos de celofane com a pontinha cortada.


Rabanadas

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
A mesma medida de leite
10 fatias de pão francês amanhecido
3 ovos batidos com 1 pitada de sal
Óleo para fritar
Açúcar misturado com canela em pó

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture o leite condensado com o leite. Continuando a receita de rabanada, mergulhe as fatias de pão nessa mistura, embebendo-as completamente. Retire-as com uma escumadeira, tomando cuidado para não desmanchá-las, deixe escorrer um pouco e passe-as no ovo batido. Vá fritando as rabanadas numa frigideira com bastante óleo bem quente, até que estejam douradas e crocantes. Então retire-as e escorra em papel absorvente. Passe-as na mistura de açúcar com canela e arrume numa travessa. Sirva em seguida.


Rosca de natal


Ingredientes

Massa:
60 gramas de fermento fresco
4 colheres de sopa de açúcar
1 ½ copo de leite
3 ovos
1 pitada de sal
1 copo de óleo de soja
850 gramas de farinha de trigo

Como Fazer
Desmanche o fermento com o açúcar até obter uma pasta. Junte todos os outros ingredientes, sove a massa até obter uma massa lisa. Cubra com um pano de prato e deixe a massa crescer por uma hora. Abra a massa com as mãos fazendo um retângulo de 30 centímetros por 40 centímetros.

Recheio:
50 gramas de coco ralado
1 xícara de açúcar mascavo
½ xícara de leite
100 gramas de manteiga
1 xícara de passas
1 xícara de amêndoas
1 xícara de cerejas picadas

Como fazer:
Misture todos os ingredientes e espalhe sobre a massa aberta. Enrole como rocambole e enfie uma ponta dentro da outra fazendo uma rosca. Coloque em uma assadeira grande untada e enfarinhada e faça cortes em cima da rosca com uma faca. Leve ao forno 180º por uma hora ou até dourar.

Calda:
1 xícara de açúcar
1 colher de canela em pó
1 cravo
1 xícara de leite

Como fazer:
Leve ao fogo todos os ingredientes e ferva por alguns minutos. Derrame quente sobre a rosca também quente.


Pao doce natalino

Ingredientes
2 (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (chá) de essência de panetone
4 colheres (sopa) de açúcar
1 colher (café) de sal
100 gramas de manteiga para folhar
3 tabletes de fermento para pão
700 gramas de farinha de trigo
250 ml de leite
3 ovos

Recheio:
3 colher (sopa) de açúcar
1 pacote de coco ralado
100 gramas de manteiga
raspas de limão

Modo de Preparo

Esfarelar o fermento e adicionar o sal e o leite morno. Misturar e reservar. Em um recipiente colocar a farinha (reservar um pouco), a manteiga, os ovos levemente batidos, essência de panetone e o fermento reservado. Misturar para se agregarem (neste momento, se necessário, utilizar a farinha reservada). A seguir, sovar sobre superfície enfarinhada. Deixar descansar por aproximadamente 15 minutos. Dividir a massa ao meio e reservar uma parte. Abrir a outra parte com auxílio de um rolo sobre superfície enfarinhada. Dividir novamente em duas partes e espalhe a manteiga para folhar e o recheio. Enrolar e repetir a operação com a outra parte reservada. Colocar uma sobre a outra e trançar. Colocar em uma assadeira retangular forrada com papel alumínio .Deixar dobrar de o fogo e levar ao forno pre aquecido 150ºC por 15 minutos e 180ºC por mais 15 minutos. Decorar à gosto.

Recheio:
Em um recipiente misturar o coco ralado hidratado, raspas de limão, açúcar e a manteiga em temperatura ambiente


Tenham um ótimo dia que e o feriado amanha seja bemmm proveitoso!!!
Beijosssssssssss