Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Noivados

Hoje um post muito especial, decicado a uma leitora!
Noivados, que data mais esperada, acho que ficamos nessa anciedade o namoro todo!

Vamos a umas diquinhas:

Primeiro gostaria de ressaltar que festa de noivado faz quem quer, não é obrigatório fazer. Mas digo que vale muito a pena e se você puder fazer faça sim! É muito bom aproveitar ao máximo essa fase dos preparativos: festa de noivado, chá de cozinha , chá de lingerie etc.
O noivado marca o momento a partir do qual os noivos começam de fato os preparativos para o casamento e vida em comum (compra e reforma da casa) . Portanto, não existe um tempo pré determinado antes do casamento para se noivar. Pode ser de 1 a 3 anos antes do casamento.
 
O noivado pode ser realizado de duas maneiras:

a) O noivo faz o pedido em particular com a noiva , eles já começam a usar a aliança e só depois fazem uma festa de noivado para comunicar oficialmente os parentes e amigos mais próximos.
b) O noivo faz o pedido na festa de noivado  para a noiva e eles começam a usar a aliança do dia da festa de noivado.
No meu caso, meu noivo fez o pedido , eu aceitei (é claro) mas resolvemos trocar as alianças somente na festa de noivado.
O noivo pode entregar à noiva um solitário sendo que somente a noiva usaria o anel; a entrega do solitário faz parte da tradição americana. Também, os noivos podem usar alianças na mão direita; nesse caso, ambos usam e é mais comum aqui no Brasil.
Muitas me perguntam o  que escrever na alianças:
a) Nome dos noivos
b) Nome dos noivos + data de noivado: foi o que fizemos, quando formos casar somente colocaremos um ♥ e a data do casamento. Na minha aliança ficará assim: Jonas 30.01.11 ♥ data casamento.

Quanto ao número de convidados, em regra, deve-se convidar apenas familiares próximos  e amigos muito íntimos, principalmente os futuros padrinhos .
A festa de noivado pode ser para 10, 30 a 100 pessoas, só não devemos esquecer e avisar aos não convidados que eventualmente se auto convidam ( sempre tem né rs)  que será uma festa de noivado e não de casamento!  Podemos até falar que na festa de casamento a pessoa será convidada mas na do noivado infelizmente não.

Só vale lembrar que acima de 30 convidados já é aconselhavel fazermos um convite formal.
A recepção do noivado, tradicionalmente, é na casa da família da noiva mas também pode ser realizada em restaurantes, clubes  e salão de prédios. Pode ser feito um  brunch, almoço, chá da tarde ou jantar.
A maioria dos noivos e familiares preferem fazer as próprias comidinhas do noivado ao invés de contratar buffet, dentre elas:

a) Churrasco
b) Pizzada
c) Festival de massas
d) Noite de Foudue de queijo e chocolate com frutas (perfeito no inverno)
e) Sanduiches de metro e mesa de frios
f) Crepes doces e salgados
g) O famoso strogonoff com arroz branco e batata palha
h) Muitos salgadinhos ( coxinha, bolinho de queijo, empada etc) e lanches ( ex: carne louca)

O mais importante de tudo não é a festa em si mas sim reunir os familiares e amigos, anunciar essa nova fase , fazer uma oração para que Deus abençoe os preparativos do casamento e ser feliz! 
P.S: Se você for convidado para uma festa de noivado e quiser dar um presente, o mais aconselhável é dar peças de enxoval ou de cozinha.
Para mais idéias dê uma olhada nos noivados reais 

Imagens para inspirar:

Churrasco de noivado













Noivado surpresa em um restaurante

















Mais um noivado em restaurante





E para finalizar mais um churrasquinho











Ahh olhem essas diquinhas de comidinhas de coração:



  1. Bombocado da Mônica Dajcz | 2. Bombons em chocolate belga da AMAI Chocolates | 3. Bem casado amanteigado de amêndoas recheado com brigadeiro da Neka Gastronomias | 4. Canapés da Mônica Dajcz | 5. Bolo decorado com corações da Sweet Carolina

Beijos e até a próxima!!